• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > Registro acadêmico > Posts > Coordenação de Registro Acadêmico e Cadastro Institucional – RACI

  • Guia de Cursos
  • Portal de Ingresso
  • Portal de Egressos
  • Acesso à Informação
Início do menu principal
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso
  • PRO-PESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Registro acadêmico

Coordenação de Registro Acadêmico e Cadastro Institucional – RACI

Segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Conforme Resolução nº 01/2021 CONSUPER, que trata do Regimento Interno dos campi do Instituto Federal Catarinense, a Coordenação de Registro Acadêmico e Cadastro Institucional faz parte do organograma funcional dos campi do Instituto Federal Catarinense, diretamente ligado à Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) do campus.

ão competências da Coordenação de Registro Acadêmico e Cadastro Institucional:

  1. Coordenar e organizar o processo de matrículas dos discentes de acordo com as regras estabelecidas nos editais de ingresso.
  2. Organizar os registros referentes ao itinerário acadêmico dos discentes, recebendo, protocolando, analisando, encaminhando e/ou emitindo documentos, responsabilizando-se pela guarda, sigilo e atualização dos arquivos correntes, intermediários e permanentes referentes ao registro acadêmico.
  3. Cadastrar informações, mantendo atualizado o sistema acadêmico e disponibilizando-as em tempo hábil, quando solicitadas, ressalvadas as protegidas pelo sigilo, conforme legislação.
  4. Emitir e registrar certificados de cursos de Qualificação Profissional, declaração de proficiência e certificação do ENCCEJA, mantendo a guarda e encerramento dos livros de registros de certificados, dentro dos prazos estabelecidos em legislação.
  5. Coordenar a abertura de processos de diplomação de ensino técnico de nível médio, de graduação e certificação de pós-graduação, dentro dos prazos estabelecidos em legislação.
  6. Coletar dados institucionais por meio de formulários em diferentes níveis e setores, para serem usados para o preenchimento dos diversos sistemas.
  7. Coordenar o preenchimento e atualização de informações do SISTEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica), EDUCACENSO (Censo Escolar da Educação Básica), CENSUP (Censo da Educação Superior), Sistema Educacional Brasileiro (SEB), Plataforma Nilo Peçanha (PNP) e demais sistemas que venham a ser criados, conforme documentos orientadores e legislação vigente.
  8. Contribuir com o preenchimento das planilhas do Censo Interno com as informações solicitadas, em total consonância com os dados cadastrados no SISTEC.
  9. Atender ao público em geral.
  10. Desempenhar outras atividades correlatas ou definidas nos normativos vigentes.
  • Atribuições
    • Coordenação de Registros Acadêmicos – Reitoria
    • Coordenação de Registro Acadêmico e Cadastro Institucional – RACI
  • Manuais
    • Manual de Procedimentos de Registro Escolar e Acadêmico
      • Lotação de servidor na RACI
      • Perda de vínculo com a RACI
      • Cadastro de Ingressantes e Matrícula Inicial
      • Matrículas
        • Matrícula Qualificação Profissional
        • Matrícula EJA-EPT
        • Matrícula Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio
        • Matrícula Ensino Técnico Subsequente ao Ensino Médio
        • Matrícula Graduação
        • Matrícula Pós-graduação lato sensu
        • Matrícula Pós-graduação stricto sensu
      • Matrícula e Consolidação das Atividades Acadêmicas
        • Estágio Curricular Supervisionado
        • TC e outras Atividades
      • Rematrícula
        • Rematrícula
        • Rematrícula Ensino Técnico Subsequente ao Ensino Médio e Pós-graduação
        • Rematrícula Graduação
      • Ajuste de Matrícula
      • Troca de Turma
      • Trancamento
        • Trancamento de Curso Automático
        • Trancamento de Curso Voluntário
        • Trancamento de Curso Compulsório
      • Cancelamento do Vínculo de Matrícula
        • Por solicitação do estudante ou responsável legal – Caso III
        • Por solicitação do estudante ou responsável legal – Técnico Integrado – Caso IV
        • Por solicitação do estudante ou responsável legal – Graduação e Subsequente – Caso IV
        • De forma compulsória pela RACI, nos casos I, VI e VII
        • De forma compulsória pela RACI, nos casos II, V, VIII e IX
      • Aceleração escolar para estudantes com altas habilidades/superdotação
      • Aproveitamento de Estudos
      • Pedido de Nova Avaliação (Faltas Justificadas)
      • Abono de faltas
      • Revisão de Rendimento Acadêmico
      • Exercícios Domiciliares
      • Avaliação do Extraordinário Saber
      • Atividade Curriculares Complementares/Atividades Diversificadas/Atividades de Pesquisa, Extensão e Inovação – Quando não for possível realizar o pedido via sistema acadêmico
      • Nome Social
      • Protocolo de Recursos Conselho de Classe
      • Dispensa Práticas Educação Física
      • Mudança de Estrutura Curricular a pedido
      • Mudança de Estrutura Curricular após o prazo máximo de integralização
      • Lançamento das Disciplinas Línguas Adicionais Obrigatórias ou Optativas/Teste de Nivelamento
      • Registro do ENADE
      • Levantamento de Vagas Remanescentes para Edital de Transferência
      • Transferência
        • Transferência e Ingresso de Diplomado
        • Transferência ex-officio
      • Colação de Grau
      • Diplomas/Certificados
        • Emissão de Diplomas/Certificados
        • Antecipação de Colação de Grau
        • Emissão de Segundas vias de Diplomas – cursos do Sigaa
        • Emissão de Segundas vias de Diplomas – cursos fora do Sigaa
      • Pós-Graduação
        • Qualificação
        • Defesa
        • Pós-Defesa
        • Prorrogação de Curso
      • ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos
      • Matrícula Especial
      • Certidão de Tempo Escolar
      • Planos de Ensino
      • Reabertura/Consolidação de Turmas Consolidadas no Período Letivo Vigente
      • Revalidação/Reconhecimento de Diplomas
    • Manuais SIGAA
    • Orientações para o Preenchimento do Diário de Turma
  • Documentos
    • Nota Técnica nº 285/2021 – Orientações complementares relativas ao trancamento de curso e cancelamento do vínculo de matrícula
    • Tabela de Temporalidade de Documentos de Arquivo
    • Padronização de Nomenclatura de Documentos no SIGAA – Dossiê do aluno
    • Portaria Normativa de Matrículas
    • Portaria Normativa nº 14/2022 – Abono de Faltas
    • Nota Técnica – Migração de Matrizes Curriculares
  • Formulários
    • Formulários
    • Envio de requerimentos
  • Secretarias Acadêmicas
  • Organização Didática
  • Calendários Acadêmicos
  • SIGAA
  • Diplomas
  • ENCCEJA
  • Acesso e reabertura de turmas

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.