• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > Registro acadêmico > Posts > Reabertura/Consolidação de Turmas Consolidadas no Período Letivo Vigente

  • Guia de Cursos
  • Portal de Ingresso
  • Portal de Egressos
  • Acesso à Informação
Início do menu principal
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso
  • PRO-PESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Registro acadêmico

Reabertura/Consolidação de Turmas Consolidadas no Período Letivo Vigente

Quinta-feira, 27 de outubro de 2022
Cursos: Todos
Legislação: –
Prazos: Período Letivo Vigente
# Atividade Responsável
1 Solicitar por meio do formulário específico (link) a reabertura de turma, informando o curso, Código do Componente Curricular e o ano/período de referência Docente/Setor
2 Efetuar a reabertura de turma Equipe SIGAA
3 Responder e-mail  para o solicitante informando a abertura e o prazo para realizar nova consolidação Equipe SIGAA
4 Fazer os ajustes necessários e consolidar a turma Docente

Observação:

  • A alteração em turmas consolidadas pode modificar informações no histórico escolar dos estudantes;
  • Para cursos técnicos integrados deve-se observar os lançamentos de conselho de classe após a consolidação pelo docente, pois a reabertura de turma remove os lançamentos do conselho de classe efetuados pela RACI;
  • A reabertura de turmas no SIGAA para correção de informações somente será possível no período letivo vigente por meio de formulário específico (link);
  • Após o encerramento do período letivo não será possível reabrir as turmas.

Retificar Aproveitamento e Consolidação de Turma

  • Ao finalizar o período letivo vigente, as correções serão possíveis apenas por meio de retificação de nota e frequência junto à RACI do Campus, visto que a reabertura de turmas impactam nos censos, emissão de diplomas, nos documentos emitidos pelos alunos que são invalidados, nas informações de conselho de classe que são removidas, dentre outros.
  • Para retificação, o docente deve encaminhar documento assinado (Sipac) para a RACI ou e-mail, contendo as informações:
    • Matrícula do Aluno
    • Nome do Aluno
    • Código do Componente Curricular
    • Média final
    • Número de faltas
    • Justificativa para retificação (exemplos: Exercício Domiciliar, Prorrogação de TCC, segunda chamada fora do período letivo, Prorrogação de Estágio, etc).
  • A RACI procederá com o ajuste no SIGAA e arquivamento do documento no dossiê eletrônico do Aluno, utilizando normas do acervo acadêmico digital.
SIGAA: Consulta Geral de Turmas (reabertura em período letivo vigente)
Retificação:Aluno –> Notas/Retificações –> Retificar Aproveitamento e Consolidação de Turma
  • Atribuições
    • Coordenação de Registros Acadêmicos – Reitoria
    • Coordenação de Registro Acadêmico e Cadastro Institucional – RACI
  • Manuais
    • Manual de Procedimentos de Registro Escolar e Acadêmico
      • Lotação de servidor na RACI
      • Perda de vínculo com a RACI
      • Cadastro de Ingressantes e Matrícula Inicial
      • Matrículas
        • Matrícula Qualificação Profissional
        • Matrícula EJA-EPT
        • Matrícula Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio
        • Matrícula Ensino Técnico Subsequente ao Ensino Médio
        • Matrícula Graduação
        • Matrícula Pós-graduação lato sensu
        • Matrícula Pós-graduação stricto sensu
      • Matrícula e Consolidação das Atividades Acadêmicas
        • Estágio Curricular Supervisionado
        • TC e outras Atividades
      • Rematrícula
        • Rematrícula
        • Rematrícula Ensino Técnico Subsequente ao Ensino Médio e Pós-graduação
        • Rematrícula Graduação
      • Ajuste de Matrícula
      • Troca de Turma
      • Trancamento
        • Trancamento de Curso Automático
        • Trancamento de Curso Voluntário
        • Trancamento de Curso Compulsório
      • Cancelamento do Vínculo de Matrícula
        • Por solicitação do estudante ou responsável legal – Caso III
        • Por solicitação do estudante ou responsável legal – Técnico Integrado – Caso IV
        • Por solicitação do estudante ou responsável legal – Graduação e Subsequente – Caso IV
        • De forma compulsória pela RACI, nos casos I, VI e VII
        • De forma compulsória pela RACI, nos casos II, V, VIII e IX
      • Aceleração escolar para estudantes com altas habilidades/superdotação
      • Aproveitamento de Estudos
      • Pedido de Nova Avaliação (Faltas Justificadas)
      • Abono de faltas
      • Revisão de Rendimento Acadêmico
      • Exercícios Domiciliares
      • Avaliação do Extraordinário Saber
      • Atividade Curriculares Complementares/Atividades Diversificadas/Atividades de Pesquisa, Extensão e Inovação – Quando não for possível realizar o pedido via sistema acadêmico
      • Nome Social
      • Protocolo de Recursos Conselho de Classe
      • Dispensa Práticas Educação Física
      • Mudança de Estrutura Curricular a pedido
      • Mudança de Estrutura Curricular após o prazo máximo de integralização
      • Lançamento das Disciplinas Línguas Adicionais Obrigatórias ou Optativas/Teste de Nivelamento
      • Registro do ENADE
      • Levantamento de Vagas Remanescentes para Edital de Transferência
      • Transferência
        • Transferência e Ingresso de Diplomado
        • Transferência ex-officio
      • Colação de Grau
      • Diplomas/Certificados
        • Emissão de Diplomas/Certificados
        • Antecipação de Colação de Grau
        • Emissão de Segundas vias de Diplomas – cursos do Sigaa
        • Emissão de Segundas vias de Diplomas – cursos fora do Sigaa
      • Pós-Graduação
        • Qualificação
        • Defesa
        • Pós-Defesa
        • Prorrogação de Curso
      • ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos
      • Matrícula Especial
      • Certidão de Tempo Escolar
      • Planos de Ensino
      • Reabertura/Consolidação de Turmas Consolidadas no Período Letivo Vigente
      • Revalidação/Reconhecimento de Diplomas
    • Manuais SIGAA
    • Orientações para o Preenchimento do Diário de Turma
  • Documentos
    • Nota Técnica nº 285/2021 – Orientações complementares relativas ao trancamento de curso e cancelamento do vínculo de matrícula
    • Tabela de Temporalidade de Documentos de Arquivo
    • Padronização de Nomenclatura de Documentos no SIGAA – Dossiê do aluno
    • Portaria Normativa de Matrículas
    • Portaria Normativa nº 14/2022 – Abono de Faltas
    • Nota Técnica – Migração de Matrizes Curriculares
  • Formulários
    • Formulários
    • Envio de requerimentos
  • Secretarias Acadêmicas
  • Organização Didática
  • Calendários Acadêmicos
  • SIGAA
  • Diplomas
  • ENCCEJA
  • Acesso e reabertura de turmas

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.